Pages

domingo, 22 de maio de 2011

VI ENCONTRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS SERÁ REALIZADO EM SÃO LUIS

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJt6cx7Y-nmCqmFACzdypE2O2XMFL4rmGfjYyl6MFv-ekJX6UaVDy3rb8Y6FBdfQU9KjaLvSmdZ-rASu8eCeOGScGbJ0WDu3SIsMM8EpTNGpCwwJgK2MbWceeCM7eeQaj2lbjczepO_MPH/s1600/cartaz_novo1.jpg
Como garantir à juventude maranhense políticas públicas que contribuam com o seu desenvolvimento? Como os governos federal, estadual e municipal podem trabalhar em ação cooperativa para garantia dessas políticas dialogando com a sociedade?
Essas são algumas reflexões que serão debatidas durante o VI Encontro de Políticas Públicas e Juventude, que será realizado entre os dias 25 e 27 de maio, no auditório do Ministério Público.
O encontro, que está na sua sexta edição, é uma realização em conjunto do Instituto Formação, IFMA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), HISTEDBR-MA, CEPP (Centro de Estudos Político-Pedagógicos), ASP (Associação de Saúde da Periferia do Maranhão), Portal de Educação da Baixada Maranhense e UNICEF.
Neste ano, o tema principal da programação é “Ação Cooperativa entre os entes federativos para garantia da oferta de políticas públicas integradas de formação e qualificação profissional da juventude.”
Participarão do evento professores e estudantes da Rede Pública de ensino, especialistas e pesquisadores da área da educação, além de representantes do Ministério Público, Secretarias de Educação e Ministério da Educação.
Na programação científica está prevista a realização de sete simpósios com temas diferentes para serem debatidos. Dentre os simposistas convidados estão: O Prof. Dr Carlos Augusto Abicalil (Secretário de Articulação do MEC), a Profa.Dra. Carla Coelho de Andrade (Pesquisadora da UNB e do IPEA), o Prof. Dr Dante Henrique Moura (Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte) e a Profa.Dra. Lisete Regina Gomes Arelaro (Diretora da Faculdade de Educação da USP).
Cada um deles discorrerá sobre temáticas diferentes, que vão da relação cooperativa entre os entes federativos na oferta de políticas públicas para a juventude, passando pelos avanços e retrocessos dessas políticas no século XXI, às polêmicas e consensos do Plano Nacional de Educação.
Também serão temas de discussão do encontro: as políticas para a formação e qualificação profissional dos jovens no país, o ensino médio integrado no Maranhão e a experiência dos Centros de Ensino Médio e Profissionalizante da Baixada Maranhense.
Os jovens também participarão como protagonistas do debate, através de uma ciranda de vozes que irá abrir espaço para que eles falem sobre os anseios e envolvimentos em diferentes políticas: comunicação, saúde, artes e esportes.
O Fórum da Juventude de São João Batista deverá enviar representantes. O evento está sendo organizado pelo Instituto Formação. Inscrições e consultas de informações sobre o evento podem ser feitas no Blog do Encontro.

 REDAÇÃO DA AGÊNCIA SJB

0 comentários:

Postar um comentário

 

Foto

Foto
São João Batista

Foto

Foto
Barcos

Foto

Foto
SJB COMPO