Pages

terça-feira, 10 de maio de 2011

10 MESES DE GOVERNO: SURAMA SOARES É ENTREVISTADA POR 06 JOVENS DO FÓRUM DA JUVENTUDE

Surama Soares
O Blog da Agência de Comunicação Educativa de São João Batista, entrevistou na ultima quinta-feira, a prefeita Surama Soares na sua casa, em frente a Praça de Eventos. A entrevista durou mais de uma hora e 06 jovens participaram da entrevista.

Jailson Mendes, Maximo Freitas, Fernando Alves, Denilson Pereira, Laercio Freire e Junior lançaram várias perguntas a Surama Soares. As fotos serão divulgadas em outras postagens, assim como algumas outras informações. Deixe seu comentário. Confira.



Blog da Agência SJB- No ultimo dia 18 de março, o seu governo completou 10 meses. Quais foram as conquista e como a senhora avalia o seu governo?


Surama Soares: Eu acho que faço uma avaliação com resultado positivo...Eu encontrei o município em total estado de abandono e com muita dificuldade, eu tenho tocado pra frente o comando. Organizamos todos os programas da área social, que estavam desorganizadas. Eu nem encontrei senha, tivemos que pedir novamente ao Ministério do Desenvolvimento Social todas as senhas pra termos acesso aos programas da área social. Mas tudo que encontrei, eu registrei e estamos mostrando o verdadeiro abandono que estava instalado na cidade de São João Batista.

Recuperamos todos os caixas escolas das escolas, não só da sede, mas de toda a zona rural de São João Batista. Estamos recuperando as escolas "Marly Sarney" , "Jarbas Passarinho", "Raimundo Marques", "Complexo" e outros. Todos os caixas destas escolas foram recuperados. Vamos ter novidade em São João Batista.



Blog da Agência SJB- Na área da Educação, houve algum avanço? Quais foram as principais conquistas da pasta?



Surama Soares: Está em fase de entrega, três ónibus, um com valor de 212 mil reais, e os outros dois no valor de 198 reais, cada um com 42 lugares. Já está tudo encaminhado. A contrapartida da prefeitura foi de 6.080 reais. Apenas estamos esperando, por que está em fase, ainda, de compra os três ônibus que irão vir pra São João Batista.



Logo da Prefeitura
Os espaços físicos das escolas foram mudados, quase todas elas já tem nossa participação. As escolas "Chapeuzinho Vermelho", "Esilda Ramos", não existia nem piso, mas agora tem lajota, colocamos cantinas, banheiros, secretaria, que era uma reivindição da própria população.
O "Sarney Filho" já está em fase de acabamento, hoje tem auditório novo. O local estava abandonado, e ainda colocamos uma caixa d'agua novinha...Todas as escolas tem, postos pela nossa administração, geláguas. No povoado Pirabindiba, que é uma dificuldade pra chegar lá, nós colocamos. Na Educação Infantil, colocamos em quase todas as escolas Televisão, Dvds. Por que a educação tem que ser vista com carinho, o gestor tem que investir na educação e a cada dia nós vamos conquistar mais degraus, por que nunca me fugir dos compromissos. Porém não posso fazer tudo no estalar dos dedos. Já trouxemos uma biblioteca, que tinha sido requisitado a anos, mas nunca tiveram interesse, e os materiais já estão aqui. Estamos apenas terminando de montar os equipamentos e vamos, concerteza, inaugura-la no aniversário da cidade.


Blog da Agência SJB- Com relação a Saúde, que já tem sede própria, o que mudou no seu governo. Quais foram as conquistas?


Surama Soares: Os programas de atenção básica, realmente estão funcionando em São João Batista. Temos 08 equipes do Programa Saúde da Família e 04 equipes do Programa Saúde Bucal. Por que hoje a saúde funciona de verdade.
No hospital, se vocês visitarem, irão logo sentir a diferença. Temos médicos permanentes na cidade e não são acadêmicos. Hoje temos Dr. Emídio, Dr. Israel, Dr. Ronaldo e Dr. Ilke.
O aparelho de R-X já está funcionando, além de comprar-mos um autoclado para cidade, que se usava um com sistema antigo. Vamos trazer um Centro de Saúde para o bairro Paulo VI, que folgará as unidades de saúde, além da implantação do Gabinete Odontológico


Blog da Agência SJB- Com relação a administração do hospital, há algumas críticas, até de vereador. O que dizer da administração do hospital?


Surama Soares: A direção geral é comandada pela Ricarda, e não tenho relatos de sua postura como profissional. Eu não tenho conhecimento de que ela tenha se comportado de outra maneira, que como profissional, que ela é. Ela organizou o hospital de São João Batista.
A Secretaria Municipal de Saúde ainda está no comando da Erllem Pinto.


Blog da Agência SJB- A área de Infraestrutura, que é de responsabilidade do senhor Diolindo Silva, é motivo de muita crítica. O que dizer, nestes 10 meses desta área?


Surama Soares- Assim que chegamos, fizemos um trabalho de recuperação imediata da chamada "Fome Zero", fizemos um trabalho no povoado Escorão. Pavimentamos alguns trechos de ruas. São 10 meses, então não dar pra fazer muita coisa. Por mais que tenha dinheiro, nenhum gestor poderá fazer muita coisa neste período.
Sempre é motivo de preocupação da nossa equipe de governo. Já pedimos a recuperação imediata da estrada de Santana, que não foi feita como deveria ser. Pedimos a governadora e ao deputado Cutrim a recuperação desta estrada. Mas fizemos uma operação tapa-buraco lá.




Blog da Agência SJB- Como você avalia a pasta?


Surama Soares: Regular. O secretário tem se esforçado, mas as críticas sempre terão, só que as críticas tem que ser construtiva. Acho que isso tem que acabar, vamos todos nos unir para trazer dias melhores para São João Batista.


Blog da Agência SJB- Há alguns espaços públicos que ainda não foram recuperados e são exemplos o palco da Praça de Eventos e o Stand. Tem algum projeto de recuperação destes espaços?


Surama Soares: Existe. Trouxemos um engenheiro e um arquiteto para verificar as condições destes espaços e fazer um levantamento. Vamos até Brasília, para trazer, com certeza, mais recursos para a cidade.
Vou participar do evento Marcha Prefeito e teremos reuniões já agendadas com vários políticos do estado e do Brasil. Vamos ter reuniões com o Ministério da Educação, Saúde e Turismo. Por que as vezes recebemos críticas, mas elas vão nos estimular mais para trabalhar por São João Batista.
Temos um projeto de calçamento que irá ser implantado agora no verão...iremos aumentar o cemitério...A granja ainda não está funcionando por que estamos fazendo um estudo de recuperação dos equipamentos.


Blog da Agência SJB- Sobre o Concurso Público. A juíza Odete Maria Pessoa Mota expediu um ultimo documento obrigando o Poder Executivo a empossar, no prazo de 10 dias, todos os concursados. Qual sua posição diante do concurso? A senhora recorreu desta decisão?


Surama Soares: Recorremos sim da decisão, por que entendemos que o concurso não foi feito de maneira legal. Mas de maneira alguma iremos prejudicar nínguem. A empresa que fez o concurso é suspeita...temos que provar a legalidade do concurso.


Blog da Agência SJB- As eleições para prefeito serão no próximo ano. A senhora tem pretensões de se candidatar ao cargo, novamente?


Surama Soares- Sim. Temos o direito de pletear o cargo e vou ser candidata.


Blog da Agência SJB- Na Câmara de Vereadores de São João Batista, existem hoje três lados. Oposição, situação e "sem lado político". Esses "sem lado político", faz parte do governo? A senhora tem algum vínculo político com eles?


Surama Soares- Prefiro não falar do assunto.










0 comentários:

Postar um comentário

 

Foto

Foto
São João Batista

Foto

Foto
Barcos

Foto

Foto
SJB COMPO